); ga('send', 'pageview');

Pavel Gomziakov interpreta o desafiante Shostakovich no CCB

Pavel Gomziakov

Para além de Pavel Gomziakov com Shostakóvitch, Ana Seara abre o programa com peça premiada

No domingo (8) vindouro, pelas 17h, a Fundação Centro Cultural de Belém – CCB recebe o extraordinário violoncelista Pavel Gomziakov a interpretar o Primeiro Concerto de Shostakovich, um dos mais emblemáticos e desafiantes do repertório para violoncelo, pela Orquestra XXI, com direção musical Dinis Sousa.

Pavel-Gomziakov-ccb
Dinis Sousa ©David Rodrigues

Com entrada gratuita, o programa abre com uma peça premiada da compositora Ana Seara, que se tem destacado entre a nova geração de compositores em Portugal, e termina com a última sinfonia de Brahms, exemplo perfeito do génio inexcedível do compositor alemão e uma das mais importantes sinfonias de todo o repertório sinfónico.

Pavel Gomziakov Dmitri Shostakovitch Johannes Brahms
Ana Seara. Fonte: anaseara.com

Tua Lágrima em Mim – 2009

Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, dir. Nikolay Lalov. Fonte: anaseara.com

Tua Lágrima em mim”, para orquestra de câmara composta em 2009, teve a sua estreia em Maio do mesmo ano, pela Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, decorrente de uma encomenda. É, portanto, uma surpresa e, simultaneamente, uma grande satisfação vê-la viva e revisitada, desta feita pela Orquestra XXI que, literalmente, vi nascer e acompanho com felicidade e contentamento. Felizmente, esta obra não ficou esquecida na gaveta ou estante, como, para meu regozijo, tem acontecido com outras obras da minha autoria. Mas, 10 anos passados, esta lágrima minha terá, com toda a certeza, características perdidas do início da minha carreira profissional, mas outras permanecerão, também, na minha linguagem atual. Tua lágrima em mim foi escrita em homenagem aos meus pais que, à data, celebravam 25 anos de casamento. Desta feita, 10 anos depois celebramos a ‘vida’ desta obra e os 35 de união daqueles cujos genes, valores e vivências carrego, em mim, em cada lágrima.

Ana Seara

 

Pavel Gomziakov

Pavel Gomziakov

Violoncelo

Pavel Gomziakov nasceu na cidade de Tchaikovsky, na região dos Urais, na Rússia. Estudou na Academia Gnessin e no Conservatório de Moscovo, com Dmitri Miller e na Escola Superior de Música Rainha Sofia, em Madrid, com Natalia Schakhovskaya. Diplomou-se pelo Conservatório Nacional de Paris, na classe de Philippe Muller.

Pavel Gomziakov estreou-se nos Estados Unidos da América em 2010, com a Sinfónica de Chicago, sob a direção de Trevor Pinnock. Desde então, tem atuado regularmente na Europa, nas Américas e no Japão. Compromissos recentes incluíram apresentações com a Orquestra de Câmara Finlandesa, a Orquestra do Capitólio de Toulouse, a Orquestra Nacional Russa, a Sinfónica de Seattle, a Orquestra Gulbenkian, I Pomeriggi Musicali Milano, a Südwestdeutsche Philharmonie Konstanz, a Orquestra de Avignon, a Filarmónica Nacional da Rússia, a Nova Filarmónica do Japão, a Orquestra de Câmara de Londres, a Orquestra Nacional de Montpellier, ou a Orquestra Nacional de Lille, sob a direção de maestros como Jukka-Pekka Saraste, Jesús López Cobos ou Christopher Wareen-Green, entre outros. Na Rússia, atuou no Festival Noites Brancas, em São Petersburgo, a convite do maestro Valery Gergiev.

Pavel Gomziakov colaborou com a pianista Maria João Pires um disco dedicado a Chopin (DG, 2009) que foi nomeado para um Grammy. Atuaram juntos em várias ocasiões na Europa, no Extremo Oriente e na América do Sul, incluindo auditórios como o Théâtre des Champs-Élysées, em Paris, o Victoria Hall, em Genebra, o Teatro Real de Madrid, a Philharmonie de Colónia, o Konzerthaus de Viena e o Sumida Tryphony, em Tóquio. No domínio da música de câmara, colabora também com Augustin Dumay, Louis Lortie, Andrei Korobeinikov, Vanessa Wagner e Anastasya Terenkova. Em 2016 foi lançada uma gravação de Concertos para Violoncelo de Haydn (Onyx), com a Orquestra Gulbenkian, tendo Pavel Gomziakov tocado o Violoncelo Stradivarius Chevillard – Rei de Portugal, de 1725, por generoso empréstimo do Museu Nacional da Música.

 

ORQUESTRA XXI

Violoncelo Pavel Gomziakov
Direção musical Dinis Sousa 

CCB ▪ Grande Auditório

8 setembro ▪ domingo ▪17h00

Programa

Ana Seara (1985) Tua Lágrima em Mim

Dmitri Shostakovich (1906-1975) Concerto para violoncelo n.º 1

Johannes Brahms (1833-1897) Sinfonia n.º 4 em Mi menor, op. 98