); ga('send', 'pageview');

Os filtros secretos no Instagram a comporem a 11ª arte

filtros-escondidos-instagram-realidade-aumentada

Artistas de vários lugares no mundo criam arte de realidade aumentada em filtros secretos no Instagram

A classificação das manifestações artísticas recebem uma numeração identificadora, como é o caso da arte digital e todo o desenvolvimento de novos recursos que dela são advindos. A composição da arte em conjunto com a tecnologia da realidade aumentada está classificada no campo da 11ª arte, a qual dela nasce uma geração de artistas, desenvolvedores e criadores de arte interativa digital, que se destaca em novas experiências com os diversos públicos.

Esses artistas estão a interligar os pontos entre diferentes tipos de informação, em uma mistura de realidade e muita criatividade em busca de novos espectros de significado e autenticidade, por meio visual, sonoro, de superfícies e espaços compostos em tela, ao desenvolverem a arte dos filtros secretos no Instagram de realidade aumentada

Empresas aderem à filtros secretos no Instagram

Os filtros secretos desenvolvidos para a rede social Instagram têm atraído cada vez mais, em busca de diversão e promoção de talentos da 11ª arte, os 400 milhões de utilizadores diários dessa plataforma. Empresas, como Netflix, que desenvolveu filtros com o tema do seriado As aventuras de Sabrina para engajamento e interação com fãs, Disney, Gucci, Adidas, Vogue e outras, também aderem à produção da arte de realidade aumentada como forma de divulgação.  

Os filtros básicos são facilmente acessados por meio da câmera do Stories. Já os secretos, apenas ao seguir o artista ou encontrar o atalho do filtro compartilhado. Eis aqui alguns filtros criados por artistas de várias partes do mundo.

 

Artistas de filtros secretos no Instagram

Filtros secretos no instagram de @frenchsinger

A única em Portugal a fazer filtros para Instagram. ALIVE é um filtro criado pela artista portuguesa Caroline Rocha, que carrega uma linda história de superação. Tempos atrás, a artista havia sofrido um Acidente Vascular Cerebral que paralisou sua mão e perna direita e isso desencadeou em um quadro terrível de depressão. Mesmo com todas as limitações, esteve por um tempo a fazer testes e críticas de novos filtros lançados por artistas de todo o mundo. Devido a isso acabou por fazer várias amizades e então o desejo de criar seu próprio filtro foi despertado.

Formada na Sorbonne, em Paris, Caroline sempre foi interessada por realidade aumentada. A criação do filtro deu certo e orgulha-se pois, além de ajudá-la a sair da depressão, é um sucesso entre seus seguidores. Ao apresentar a sua obra preferida, aconselha a observarmos mais as pessoas que estão deprimidas e partilharmos com elas o amor, e dedica: Este filtro é dedicado a pessoas que sofrem em silêncio.Você não está sozinho. Você está vivo!”  

Além do filtro ALIVE, é impossível não mencionar a homenagem à Portugal com o primeiro filtro criado pela artista: Azulejos. Trata-se de uma caravela portuguesa desenhada em um conjunto de quatro azulejos, em azul e branco, “É sobre minhas raízes portuguesas, sobre história e sobre sentimento… saudade”, comenta a artista sobre a obra.

O portfólio da artista também é composto por um filtro de maquiagem com base, iluminador e várias passadas de rímel – a ser uma autêntica Miss Lashes; por um com máscara ocular estilo dark com glitter – GoGo Glitts; e por um que é perfeito para usar quando nada se tem a falar Talk to the hand.

 

Filtros secretos no instagram de @omegac

De filtros que agregam spikes ao rosto – Crystal Spikes – expandidos ao abrir a boca, a tentáculos que dançam conforme o movimento do rosto – Crystal Tentacles. Essas são apenas algumas das criações que foram liberadas pelo Instagram, do artista alemão, residente no Japão, Omega C

Inspirado em experimentar materiais metálicos e de vidro, Omega C os usa de modo em que o movimento suave só é possível na realidade virtual. Um dos filtros mais requisitados, intitulado de “Espaguete de aço pesado“, causa delírio entre seus seguidores, “Instagram por favor, conceda acesso a este homem. O mundo precisa desses filtros!”, implora um seguidor em comentário da postagem referente.

Atualmente, parece que a rede social ainda tem dificuldades para rodar filtros mais elaborados – momento esperado para que fique disponível. Enquanto isso, dos filtros disponíveis, embora Omega C tenha gostos por todos, o seu preferido é o Silver disks, ou discos de prata. Segundo o artista, um momento de estranheza acontece quando o movimento desses discos escondem a faixa dos olhos. É bem verdade 

 

Filtros secretos no instagram de @mikemanhworks

Ficar invisível é o que promete o filtro Optical Camo. Além da possibilidade e acessibilidade, dentro da realidade aumentada, com um gosto do experimento da capa de invisibilidade, para conseguir esse efeito o artista Mike Manh usou a técnica de shaders personalizados, o que lhe rendeu a premiação Spark AR Challenge para segmentação. Nascido no Vietnã, hoje  reside em New York, iniciou a carreira em tecnologia de transmissão e realidade aumentada em 2002, quando a tecnologia ainda nem havia alcançado a indústria.

Mais cinco filtros compõem o portfólio de Mike: Out of phase, Out of the loop, Egocentric, Vertigo e Electroclash. Os dois primeiros possuem um estilo parecido – deslocamento de vários pedaços do rosto conforme o movimento. Se o caso é manter-se intacto e sempre no centro, o Egocentric calha bem. Para fãs de Hitchcock, o mestre do suspense que popularizou o método de afastar a câmera enquanto a lente faz o movimento de zoom contrário, o filtro Vertigo consegue simular esse efeito. O último, Electroclash, propõe a decomposição de uma grade moldada do rosto conforme o afastamento frente a câmera, proporcionando uma percepção mais profunda.

 

Filtros secretos no instagram de @csavenables

Inspirado em cosplay e em imagens compartilhadas pelo Pinterest, o artista britânico Christian Venables possui em seu portfólio mais de 15 filtros criados. Com 120 combinações de cores, Valkyrie é um dos filtros preferidos dos seguidores do artista, principalmente a malta do cosplay. Ele explica em sua página, todo o processo de criação desse filtro e todas as funcionalidades – olhos brilhantes e o bater das asas ao abrir a boca.

Em colaboração com a atriz e cantora norte-americana Brie Larson, o artista desenvolveu um filtro de máscara com pérolas – Brie Pearls. Desenvolveu também alguns filtros com efeito ultravioleta e em cada um, variantes para o rosto – opções de pintura, efeito raio x caveira, marca da mão, etc. 

Inspirado pelo artista brasileiro Richard Brandão, Christian desenvolveu os filtros Linear (p/b) e Linear Gradient (colorido), que transformam a imagem da tela em uma obra de Op art.

Se o gosto é para esculturas, também há com o Mask Sculpture. Trata-se de uma escultura artística de metal com quatro pérolas, fixa em uma parte do lado direito do rosto. Na mesma linha, Venus Muse cobre praticamente todo o rosto com uma máscara escultura com pérolas, com opção para adicionar borboletas. Feito em colaboração com a artista Trashy Muse, inspirados pela arte do jovem Cupid’s Vault. 

Outra parceria que Christian Venables fez para criação de um capacete cyberpunk futurista, After Form V1, com o artista Oleg Soroko, faz bastante sucesso. A ativação ou desativação é feito ao abrir a boca. Três opções de capacetes disponíveis por toque a tela. 

 

Filtros secretos no instagram de @marcwakefieldards

Que mensagem para o passado deixaria se fosse possível? Para alertar sobre as mudanças climáticas no planeta, Future Shock grava e transmite a mensagem holograficamente por meio de um aparelho que navega em um cenário apocalíptico com mares inabitáveis, chuva ácida e tempestades de fogo. 

Se for pesado demais vivenciar isso, a transformação em ser de luz, em um dos três lugares disponíveis, pode ser uma alternativa com o filtro Being Light. O criador é o artista britânico Marc Wakefield “Somos todos feitos de estrelas, cada um de nós contém fragmentos do próprio tecido do cosmos”, explica. 

Com experiências em realidade aumentada há cerca de seis anos, Marc Wakefield ama criar efeitos para os clientes mas sente a necessidade de saciar a fome criativa que o impulsiona a criar os seus próprios filtros. “Se você realmente ama o seu trabalho e você é realmente apaixonado por isso, você nunca sente a necessidade de uma pausa… embora você definitivamente deveria tomar uma de vez em quando.” aconselha e explica sobre o filtro que desmancha o rosto em pequenos pedaços que flutuam frente a tela: We all Break / Illusion of self, seu preferido e com um significado profundo. 

E se o desmanche facial viesse por um tiro de bala, onde no buraco exibisse o fundo exatamente como se furado fosse? Hole in the head. Um pequeno ajuste na imagem do fundo do furo e a sensação causada é no mínimo curiosa. 

Embora o filtro Love Machine, que simula um esqueleto robótico dentro do rosto, seja um dos mais populares, um que chama muita atenção e provoca risadas é o Dancing Eyebrows. O artista pretende lançar a segunda versão com um aditivo a mais “Um dia, eu adoraria fazer esses movimentos sincronizarem com a música automaticamente! Por enquanto, é controlado pela abertura da boca e pelo levantamento das sobrancelhas.” comenta. Outro filtro que é bem divertido utilizar é o Little Hunter, que consiste em comer gostos/likes ( corações) que caem na tela e o desafio é, na verdade uma crítica, quanto tempo você consegue manter isso?

 

Filtros secretos no instagram de @sk1kko

Agora é possível ter um museu em homenagem a si mesmo. O filtro Museum of you, desenvolvido pelo artista italiano Francesco Laterza, disponibiliza uma exposição exclusivamente vossa. Imagens em pinturas, escultura em gesso, projeções na parede e três televisores são fornecidos em uma sala personalizada, com paredes pintadas, que vão de Munch a Mondrian

Oriundo de Crotone, uma pequena vila no sul da Itália, Francesco é um entusiasta da tecnologia desde que seus pais lhe deram um Olivetti PC1, aos 5 anos de idade. Apaixonado em desenvolver filtros de arte, tem a cultura pop e a arte contemporânea como inspiração, criou outros filtros que empregam cores e movimento da tela inteira – Cubikolor, olhos vermelhos e pintura facial como um corpse paint com opções de várias cores – Facepaint e outro inspirado na série de TV do anos 80, Knight rider – Kitt.

 

Filtros secretos no instagram de @roy9180

Um exemplo de como empresas utilizam recursos de realidade aumentada para promoção de seus negócios, o artista alemão Roy Escherich desenvolveu um filtro interativo, a fim de chamar atenção e alcançar novos públicos. Robot face é o nome da obra criada e desenhada para a promoção do próprio estúdio de pós produção criativa do artista, que fica sediado em Berlim. Além de alcançar um novo público, o artista confessa que a criação do Robot face foi bem divertida, sendo também um desafio frente aos filtros já disponíveis no Instagram – “Desde que tenho muita experiência em CGI eu pensei em fazer filtros mais complexos do que os que já existem”, comenta Escherich.

O filtro Robot face, ou Cara de robô, inclui a possibilidade de personalização. Para acessar a cada do robô, basta abrir a boca ou mesmo por toque a tela. Se não apetecer a cor dos olhos basta deslizar o dedo sobre a tela – verde, amarelo, branco, azul, vermelho – para complementar a composição da paleta. Além da possibilidade de alteração de cores, também é possível regular a intensidade da luz ao levantar as sobrancelhas. 

 

Filtros secretos no instagram de @nahir.esper

Mais de 35 filtros diferentes são encontrados aqui e os materiais utilizados – diversos. O tecnológico futurista, com os filtros N-0K-I4, V4por, Neon I e II (telemóvel/celular, robô metálico, neon), o complementar com Chalk Glasses e Heart Glasses (acessórios como óculos de coração ou de óculos de giz), o ambiental e também poético com Butterfly Head e Flora (borboletas, plantas, flores), o fotográfico com filtros e melhoramentos para e vários outros que se destacam.

Diretamente da cidade Resistencia, da província de Chaco, na Argentina, está a criadora digital e artista gráfica desses fantásticos filtros, Nahir Esper. Vale mencionar os aplicativos desenvolvidos por ela para edição fotográfica, com filtros e texturas disponíveis. A inspiração para seu portfólio fotográfico se faz presente, sempre que pode com flores, folhas e galhos. É nessa linha que a artista se inspirou para criar o seu filtro preferido: Flora“O que me inspirou para essa máscara foi a minha paixão pela natureza. A mistura entre o humano e o natural é o que sempre me chama a atenção. Essa ideia de ‘conjunção’ me levou a construir essa máscara. O efeito consiste em tocar na tela do telefone, que desencadeia uma bela animação de crescimento de flores.” comenta Nahir Esper.

Filtros secretos no instagram de @tomas_aciego

Apaixonado por ficção científica, videogames, animes e artistas de quadrinhos europeus dos anos 90, como Milo Manara, Moebius e Tanino Libertatore, o artista espanhol Tomás Aciego busca inspiração e influência para produção de suas ilustrações, que giram em torno desses interesses. Carregadas de erotismo, as ilustrações realísticas que desenha e, segundo ele, exerce uma reflexão sobre a indução da mídia para a busca de uma perfeição inexistente, “(…) essa é a maneira que eu tenho para representar o ‘esteticismo’ de um corpo humano, que é inegavelmente ligada a algo sexual.”, explica.

Para além dessas ilustrações, que valem a menção, os dois filtros desenvolvidos e disponibilizados em seu perfil no Instagram refletem uma abordagem diferente da arte que usualmente produz – Meshed e Snake. O primeiro plastifica e isola o rosto em uma teia desordenada de canos metálicos. O segundo faz o utilizador sentir-se como um verdadeiro reptiliano, devido a pele de cobra que surge conforme o movimento.

 

Filtros secretos no instagram de @matiasslemos

Artista visual, desenhador gráfico, VJ e guitarrista. Dedicado à criação de imagem digital, o artista argentino Matias Lemos desenvolve filtros para o Instagram há quase um semestre. Suas influências e inspirações para a construção deles são baseadas em gêneros de filmes e estilos de imagem da era digital – ficção científica, cyberpunk e vaporwave.

É uma impressão de quase transe, o branco toma conta dos olhos e uma tinta preta com branca percorrem pelo rosto. Sensação causada pelo filtro Liquify. A mesma impressão de transe pelos olhos, mas em quadriculado, ocorre em outro filtro, o Empty Light, que acompanha figuras em neon – círculo, quadrado ou xis – escolhidas por toque em tela. A figura fica posicionada em frente ao rosto e recebe luz refletida pelo neon, dando-lhe um aspecto verossímil. Se a impressão passa de transe para embaralhamento, Psy Eyes cumpre isso e deixa como em um estado de muitos copos de etanol.

 

 

Filtros secretos no instagram de @nelzster01

Com dúvida sobre colocar um ou mais piercing no rosto? Argola nos lábios, ferradura no septo, talvez um pequeno brilhante no nariz ou nas bochechas, como se covinhas fossem?

Utilizado por diversas civilizações antigas para propósitos de ordem religiosa, hierárquica ou simplesmente como um adorno, o Piercing é o tema principal de um dos filtros desenvolvidos pelo artista sul africano e português Nelson Rebolo.

A maior inspiração para a criação dos filtros do artista vem do gênero dark – arte e música. Outro filtro que representa bem isso é o Arachnospider. Com esse filtro, há a percepção de que a aranha sempre teve morada dentro de nós. Para chamá-la basta abrir a boca. Ela sai do portão oral e dali percorre livremente sobre o rosto, por vezes gosta de passear sobre as mãos e até pelo chapéu.

 

Indicação

Essa matéria já estava a ficar interminável por conta da diversidade de artistas e filtros encontrados no Instagram. Fora dele, os conhecidos Snapchat e Facebook merecem uma a parte pois concorrem igualmente com filtros exclusivos e curiosos. Cabe então indicar o perfil da artista portuguesa Caroline R. (@frenchsinger), que tem um banco imenso de filtros analisados e revisados por ela, fora dos aqui constados.