); ga('send', 'pageview');

1º Prêmio MTD de Fotografia Walter Firmo 2019 – Mais amor por favor

A Zona Oeste vai ser palco de uma cerimônia de premiação e mostra fotográfica, dia 16 de fevereiro, no Palacete Princesa Isabel, em Santa Cruz, Rio de Janeiro, RJ. Sob o tema “Mais amor por favor”, com intuito de resgatar o sentimento de humanidade e amor ao próximo, na contramão dos individualismos, o Prêmio MTD de fotografia: Walter Firmo vai reunir profissionais e amantes da fotografia a um corpo de jurados com nomes como Custódio Coimbra, Severino Silva, Cacau Fernandes, Luis Alvarenga, entre outros. O Prêmio MTD de fotografia Walter Firmo, em sua primeira edição, obteve inscrições em todos as regiões do município e em oito estados.

Entre os inscritos no concurso, através do site da Associação Movimento Territórios Diversos, 20 finalistas terão seus trabalhos expostos na mostra fotográfica, em 16 de fevereiro, e afixados em murais da cidade. Os 3 Vencedores nas categorias Profissional e Amadoreslevarão troféus e bolsas de estudos na área da fotografia. O primeiro lugar de cada categoria ganhará o Selo Walter Firmo de elogio e reconhecimento. O prêmio alcançou fotógrafos das Zonas Norte, Sul, Oeste, Centro e da Baixada Fluminense, além de oito estados do país. Além da entrega do prêmio, a fotógrafa Cacau Fernandes vai ministrar um workshop sobre fotojornalismo, às 17h.

Segundo a Associação Cultural Movimento Territórios Diversos, organizadora do evento, com o avanço tecnológico a arte da fotografia vem sendo trabalhada a partir de diversos recursos em manipulações de imagens que temos em mãos. Os programas de edição são eficazes, contudo, fazer uma fotografia vai muito além do clique, edição e/ou manipulação. Ter um olhar sensível é fundamental para capturar a melhor imagem na hora de apertar o disparador.

O prêmio pretende valorizar o “olhar”, a difusão da arte fotográfica, os lugares ainda não visitados e incentivar os amantes e profissionais da fotografia, por meio de uma Cerimônia de Premiação e Mostra fotográfica com workshops.  O local escolhido para a premiação abriga o Ecomuseu de Santa Cruz, e ainda é um espaço cultural pouco conhecido do grande público.

Em cada edição o Prêmio fará uma homenagem à notáveis personalidades da fotografia. Nessa edição de abertura do Prêmio, Walter Firmo será o homenageado. Firmo é fotógrafo, jornalista e professor de carreira reconhecida nacional e internacionalmente. Sua obra investiga a figura humana, os costumes e festas populares brasileiras como o Carnaval do Rio de Janeiro. Em sua produção destacam-se ainda os retratos de músicos brasileiros, como Clementina de Jesus, Cartola e Pixinguinha.

Participam da organização a gestora cultural e conselheira municipal de cultura do Rio de Janeiro Elizabeth Manja, os Produtores Culturais: a ambientalista Bianca Marins, o artista plástico Sergio Dias e a fotógrafa Gilmara Nunes, componentes da equipe gestora do Ponto de Cultura Movimento Territórios Diversos Associação Cultural, instituição realizadora do Prêmio. Além da fotógrafa Cacau Fernandes, convidada para atuar na coordenação técnica. O corpo de jurados conta com os fotógrafos Severino Silva, Custódio Coimbra, Wânia Corredo, Cristina Froment, Marco Antônio Portela, Bruna Prado, Belle Maia, Alex Ribeiro, Leo Mano, Luis Alvarenga.

O fotógrafo Walter Firmo (Imagens: reprodução)

 

1º Prêmio MTD de Fotografia Walter Firmo

Quando: 16/02/19 das 17h às 22h

Onde: Palacete Princesa Isabel – Rua do Matadouro, Santa Cruz – Rio de Janeiro.

 

Programação

17hs Workshop – Como começar no fotojornalismo? Com a fotógrafa Cacau Fernandes

18hs Início da Cerimônia com homenagem ao fotógrafo Walter Firmo

19hs Intervalo

20hs Entrega dos prêmios

22hs Encerramento